Disciplinas ministradas

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Pós-graduação

Políticas Públicas, Educação e Pandemia (2º semestre de 2020) 

Profa. Responsável: Nora Krawczyk 

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ED 839 Política educacional e Regulação social (1º  semestre de 2019)

Profa. Responsável: Nora Krawczyk 

Análise dos processos de definição de prioridades educacionais e formulação de políticas públicas na constituição de diferentes lógicas de regulação social. Será focalizado o estudo da atuação dos diferentes setores sociais, políticos e institucionais - nacionais e internacionais nesse processo e suas implicações na análise das politicas educacionais.

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Seminário Avançado: Políticas e Desafios para o Ensino Médio brasileiro (1º  semestre de 2017)

Profa. Responsável: Nora Krawczyk
Profa. Convidada: Mônica Ribeiro 

Estudo do Ensino Médio numa perspectiva das ciências sociais, com ênfase nos pressupostos, propósitos, tensões sociais e mudanças socioculturais contemporâneas que subjazem à escolha das políticas educacionais.

Objetivos:
1) Analisar as diferentes reformas do Ensino Médio no Brasil, incluindo a atual, partindo do princípio de que a oferta, estrutura e organização curricular são espaços de poder e de expressão de diferentes projetos sociais.
2) Analisar os impactos, na escola, das reformas educacionais para o Ensino Médio.
3) Analisar a oferta, estrutura e organização curricular do Ensino Médio em outros países com o propósito de conhecer outras formas com que estão sendo respondidos os desafios socioculturais e da juventude contemporânea, considerando a distintas características societais.

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EP 811- Educação e Teorias Politicas: Liberalismo e Educação (2º  semestre de 2017)

Profa. Responsável: Nora Krawczyk 

Análise da atualidade da perspectiva pedagógica do liberalismo clássico em contraponto a do projeto iluminista. Trata-se de um retorno às origens da perspectiva educacional do Ocidente moderno, aos escritos de Locke, por um lado, e os de Rousseau, Diderot e Condorcet, por outro. Pretende-se mostrar como o liberalismo clássico e o projeto iluminista já adiantavam questões que hoje estão na ordem do dia, como as funções do Estado e a estrutura das políticas públicas, e reatualiza a discussão sobre o caráter emancipatório ou não dos processos educacionais. As revoluções modernas e emergência de projetos pedagógicos ancorados na defesa da revolução Francesa a partir da emergência política da questão social. A crítica da Revolução Francesa e a defesa da democracia na América pela tradição liberal conservadora. A excepcionalidade americana como uma referência positiva para as políticas pedagógicas neoliberais na atualidade.

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Políticas e Desafios para o Ensino Médio (2º semestre de 2014)

Profs. Responsáveis: Nora Krawczyk e Dirce Zan

Estudo do Ensino Médio numa perspectiva das ciências sociais com ênfase na relação Estado, juventude e escola. Serão analisados as mudanças socioculturais contemporâneas e os desafios para o ensino médio, a partir das políticas educacionais, da realidade da juventude e a instituição escolar.

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Seminário Avançado: Estudo da organicidade da escola contemporânea

Profa. Responsável: Nora Krawczyk 
Prof. convidados: Oscar L. Graizer e Guillermina Tiramonti – ambos docentes da FLACSO/Argentina.

Tendo como introdução o estudo do contexto internacional e nacional do desenvolvimento da educação no inicio do século XXI, serão analisadas a possibilidade de compreender as organizações educativas de uma perspectiva sociológica e as possibilidades e limites da organização moderna da instituição escolar para a transmissão cultural e a integração social na sociedade contemporânea. Será focalizado principalmente o ensino médio. Este seminário será realizado no marco do Programa de Centros Associados entre Flacso/Argentina e FE. Professores convidados: Oscar L. Graizer e Guillermina Tiramonti – ambos docentes da FLACSO/Argentina.

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Política educacional e Regulação social - FE/Unicamp

Profa. responsável: Nora Krawczyk

Análise dos processos de definição de prioridades educacionais e formulação de políticas públicas na constituição de diferentes lógicas de regulação social no Brasil e nos outros países latino- americanos. Será focalizado o estudo da atuação dos diferentes setores sociais, políticos e institucionais - nacionais e internacionais nesse processo e suas implicações na organização e gestão do sistema educacional e da escola.

Baixar Programa de 2013 
Baixar Programa de 2011
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Pesquisa comparada em educação na América Latina (2º semestre de 2011)

Profa. Responsável: Nora Krawczyk 

A proposta do seminário é compreender o sentido político da gênese e desenvolvimento dos estudos comparados em educação, sua relação com os diferentes contextos internacionais e seu potencial acadêmico para a compreensão dos fenômenos educacionais nacionais. Será enfatizada a perspectiva sócio histórica para a compreensão das politicas educacionais contemporâneas na América Latina. 

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Política Educacional e Regulação Social: A educação na encruzilhada de nossa época

Profa. responsável: Nora Rut Krawczyk
Profa. convidada: Guillermina Tiramonti pelo Programa intercambio FLACSO (Arg.) /FE - UNICAMP

Estudo dos processos de transformação que as sociedades atravessam na atualidade, aprofundando as especificidades da América Latina. Na segunda parte do curso, será discutido o impacto dessas mudanças no sistema educacional a partir de resultados de investigação empírica.

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La Reforma educativa en la década de 90 en Argentina, Brasil, Chile y México analisada por los investigadores.  



Profa. responsável: Nora Krawczyk

Seminário oferecido na Faculdade de Ciências Sociais – Flacso/Buenos Aires

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Questões atuais de política educacional 

Profa. responsável: Nora Krawczyk

A disciplina propõe-se compreender as políticas educacionais a partir da década de 1990, seus pressupostos e efeitos. Nelas se analisarão os projetos de educação e sociedade hoje presentes no mundo ocidental, sua articulação com a dinâmica político- econômica contemporânea e com as novas demandas sociais. Pretende-se discutir as questões mais polêmicas das reformas educacionais na Europa, E.E.U.U. e América Latina e as especificidades do Brasil.

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Seminário concentrado: Teoria e prática de pesquisa (2º semestre de 2010)

Profa. Responsável: Nora Krawczyk
Prof. Convidado: Juan Piovani (Flacso/Argentina)

O seminário propõe-se abordar o debate metodológico contemporâneo em ciências sociais e sua influencia na pesquisa em política educacional. Tendo sempre uma mirada sócio-historica sobre os métodos e técnicas, serão tratados temas tais como o estado atual dos debates sobre estratégias qualitativas e quantitativas de pesquisa, investigação comparada, entre outros. Aprofundar-se-á as distintas perspectivas de análise de dados e o lugar da interpretação. 
O objetivo principal é que o seminário aporte uma reflexão critica e histórica sobre as ciências sociais no geral e particularmente em educação, mas que ao mesmo tempo constitua um insumo para as dissertações e teses dos alunos. 

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EP441: Sociologia do trabalho - educação (2º semestre de 2005)

Profs. responsáveis: Marcia Paula Leite e Nora Krawczyk

Estudo dos processos de transformação que as sociedades atravessam na atualidade, aprofundando as especificidades da América Latina. Na segunda parte do curso, será discutido o impacto dessas mudanças no sistema educacional a partir de resultados de investigação empírica.

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Escola, currículo e sociedade (2º semestre de 2003)

Profas. Responsáveis: Maria Malta Campos e Nora Krawczyk

A disciplina examina as principais correntes que interpretam o fenômeno educativo de uma perspectiva sociológica. Analisa os autores nacionais e internacionais contemporâneos mais representativos que discutem as relações entre sistema educacional, escola, currículo e sociedade. O curso está organizado em 5 módulos: o primeiro módulo aborda conceitos básicos em sociologia para orientar a análise e a discussão sobre a relação entre educação escolar e sociedade; o segundo módulo examina a corrente funcionalista e a teoria do capital humano; o terceiro estuda a teoria da reprodução e sua crítica; o quarto módulo analisa a teoria da resistência e a contribuição dos estudos etnográficos e o quinto modulo aborda a influência do pós-modernismo no pensamento educacional atual.

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Educação e Sociedade

Profas. Responsáveis: Maria Malta Campos e Nora Krawczyk

A disciplina examina as principais correntes que interpretam o fenômeno educativo de uma perspectiva sociológica. Analisa os autores nacionais e internacionais contemporâneos mais representativos que discutem as relações entre sistema educacional, escola e sociedade. O curso está organizado em 4 módulos: o primeiro aborda conceitos básicos em sociologia para orientar a análise e a discussão sobre a relação educação e sociedade; o módulo examina a corrente funcionalista e a teoria do capital humano; o terceiro estuda a teoria da reprodução e sua crítica; o quarto módulo analisa a teoria da resistência e a contribuição dos estudos etnográficos.

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A Reforma Educativa na América Latina (2000)

Profs. Responsáveis: Nora Krawczyk, Maria Malta Campos e Sergio Haddad

A disciplina propõe-se discutir as propostas político - educacionais e características das reformas educativas da década do '90 na América Latina, seus efeitos e rumos na virada do século. Nelas se analisarão as dinâmicas de poder, os projetos de educação e sociedade hoje presentes na região e sua articulação com a dinâmica político- econômica contemporânea e com as novas demandas sociais. Serão privilegiados os casos de Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. A disciplina está organizada em 9 módulo tentando atingir assim as questões principais e mais polêmicas das reformas educacionais latino-americanas. No primeiro módulo se realizará uma análise crítico da relação globalização, educação e democracia na América Latina. Para isso será necessário o estudo da revisão do papel do Estado e redimensionamento dos espaços público e privado na região, um exame crítico das propostas internacionais de reforma educativa para América Latina e sua influencia nos casos nacionais. Os módulos seguintes estarão concentrados na análise de temáticas especificas das reformas.

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Seminário avançado de pesquisa: Organização e Gestão da Educação (2º semestre de 1998)

Prof. Responsável: Nora Krawczyk

A perspectiva neo-liberal do capitalismo democrático; As novas tendências na política educacional; Velhas e novas tendências da educação no Brasil; A organização e gestão da educação; Oferta educacional e igualdade de oportunidades; A presença de novos atores na gestão da educação.

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Participação, gestão e redefinição do papel do Estado na Educação (2º semestre de 1996)

Prof. Responsável: Nora Krawczyk

O seminário, destinado aos alunos de mestrado, visa subsidiar as pesquisas sobre formas de participação da população junto aos serviços educacionais, as modalidades de implantação e gestão dos serviços que
utilizam convênios e parcerias, entre outros. A proposta de trabalho é estudar, em forma de seminários, as diferentes concepções de organização e participação social no marco da definição do papel do Estado e das propostas educacionais.

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Graduação


Sociologia da Educação II – EP445 (1º semestre de 2021)

      Professora responsável: Nora Krawczyk
PED: Cristiane Nadaletti
PAD: Julia Diez

     Análise das preocupações da sociologia da educação e de suas pesquisas em diálogo com os processos sociais, políticos e econômicos internacionais. Serão destacados os dois momentos mais importantes na produção sociológica em educação no século XX: 1) O processo de reconstrução do capitalismo no pós-guerra e o Estado de Bem Estar Social e as preocupações da sociologia da educação com as desigualdades de oportunidades educacionais e do papel da educação no desenvolvimento econômico; 2) As transformações no mundo do trabalho e da relação estado-sociedade no limiar do século XX, a emergência das sociologias das políticas educacionais, os estudos sociológicos sobre as implicações da emergência do conhecimento como dimensão fundamental de integração social e as mudanças no trabalho escolar.

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Sociologia da Educação II – EP445 (2020)

O conteúdo proposto no programa da disciplina “Sociologia da Educação II” visa estudar as principais correntes sociológicas existentes, atualmente, nessa área de estudos, em continuidade ou em ruptura com as teorias sociológicas clássicas.
A disciplina “Sociologia da Educação II” tem por objetivo analisar os aportes da sociologia sobre educação, a partir dos processos sociais, políticos e econômicos que marcam o desenvolvimento da educação e a persistência de fortes desigualdades sociais e educacionais, a despeito do prolongamento dos anos de escolarização da população brasileira e mundial. Serão destacados os desafios colocados para a sociologia em dois momentos históricos do desenvolvimento da sociedade capitalista: 1) O processo de reconstrução do capitalismo no pós-guerra, com base a reconfiguração do poder político e econômico, período que se convencionou denominar os "anos gloriosos" (1945/1973). As preocupações da sociologia com as desigualdades de oportunidades educacionais e do papel da educação no desenvolvimento econômico; 2) às intensas mudanças sociais, econômicas, culturais e políticas vivenciadas a partir dos anos 1970. As preocupações da sociologia com as mudanças nas relações e dinâmicas institucionais (escola) e suas consequências e o papel do conhecimento.

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Sociologia da Educação II - 1º  semestre de 2019

Profa. Responsável: Nora Krawczyk 
Bolsista PED: Gabriel Cortilho

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Sociologia da Educação II – 1 semestre 2018

Professora responsável: Nora Krawczyk
PED: Sérgio Feldemann de Quadros
PAD: Silvia Forato

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Política Educacional (2º semestre de 2007)

Profa. Nora Rut Krawczyk

A disciplina propõe-se compreender as políticas educacionais a partir da década de 1990, seus pressupostos e efeitos. Nelas se analisarão os projetos de educação e sociedade hoje presentes no mundo ocidental, sua articulação com a dinâmica político- econômica contemporânea e com as novas demandas sociais. Pretende-se discutir as questões mais polêmicas das reformas educacionais na Europa, E.E.U.U. e América Latina e as especificidades do Brasil.

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Sociologia da Educação II  (1º semestre 2004)

Profa. Nora Rut Krawczyk

O conteúdo proposto no programa da disciplina “ Sociologia da Educação II” visa estudar as principais correntes sociológicas existentes, atualmente, nessa área de estudos, em continuidade ou em ruptura com as teorias sociológicas clássicas.

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Sociologia da Educação II  (2o semestre 2018)

Professora responsável: Nora Krawczyk
PED: Ana Beatriz Porelli (Bia)
PAD: Ana Claudia Maack Espinelly

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Sociologia da Educação Contemporânea (1º  semestre de 2014)

Profa. responsável: Nora Krawczyk

O conteúdo proposto no programa da disciplina “Sociologia da Educação II” visa estudar as principais correntes sociológicas existentes, atualmente, nessa área de estudos, em continuidade ou em ruptura com as teorias sociológicas clássicas.
Análise das preocupações da sociologia da educação e de suas pesquisas em diálogo com os processos sociais, políticos e econômicos internacionais. Serão destacados os dois momentos mais importantes na produção sociológica em educação no século XX: 1) O processo de reconstrução do capitalismo no pós-guerra e o Estado de Bem Estar Social e as preocupações da sociologia da educação com as desigualdades de oportunidades educacionais e do papel da educação no desenvolvimento econômico; 2) As transformações no mundo do trabalho e da relação estado-sociedade no limiar do século XX, a emergência da sociologias das políticas educacionais, os estudos sociológicos sobre as implicações da emergência do conhecimento como dimensão fundamental de integração social e as mudanças no trabalho escolar.

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